CHINA, AMEAÇA OU ESPERANÇA?
A REALIDADE DE UMA REVOLUÇÃO PRAGMÁTICA
XAVIER GARCÍA
A China tem experimentado uma colossal transformação nos últimos quarenta anos. Uma mudança gigantesca para a qual, no entanto, não há quase espaço nos meios de comunicação ocidentais. Um Estado que está perto de destronar os EUA como primeira potência económica, que tirou mais de 800 milhões de pessoas da pobreza extrema, quintuplicou a produção de energias renováveis em dez a...
Sinopse
A China tem experimentado uma colossal transformação nos últimos quarenta anos. Uma mudança gigantesca para a qual, no entanto, não há quase espaço nos meios de comunicação ocidentais. Um Estado que está perto de destronar os EUA como primeira potência económica, que tirou mais de 800 milhões de pessoas da pobreza extrema, quintuplicou a produção de energias renováveis em dez anos e agora prioriza a redução das diferenças sociais criadas pela economia de mercado.
A imprensa ocidental tenta manchar estes feitos, pois o modelo chinês de pragmatismo corre o risco de servir de exemplo para os países presos no beco sem saída do subdesenvolvimento e da desigualdade. Também incita o medo ao ressurgimento da China, ignorando intencionalmente que o milenar Reino do Meio nunca mostrou vontade expansionista e em raras ocasiões promoveu uma guerra.
Só com um conhecimento verdadeiro do que é atualmente a China poderemos abordar a tarefa de fazer com que a sua ascensão imparável se torne um pilar fundamental de uma nova ordem mundial mais justa e pacífica.
Comentarios
Queres ser o primeiro en comentar este libro?Artículos relacionados